35 Ideias de organização para acasa inteira

Reunimos nossas melhores ideias de organização em uma só lista, que o ajudará a botar fim na bagunça do quarto, da cozinha, da sala e de toda a casa. Arrume bijuterias, roupas, sapatos, louças e demais miudezas da casa!

1. Onde guardar os brincos e colares quando não há mais espaço disponível? A designer de interiores Neza Cesar dá uma dica: use ganchos dentro de molduras coloridas.

2. O espaço entre um pilar e o banheiro deu origem ao armário, 1,25 x 2,40x 0,15 m, da AK Design. Os perfumes ficam em prateleiras de 10 cm de profundidade. Para pendurar colares, Tatiana Yokota usou ganchos adesivos.

3. Presos a uma régua de madeira, os puxadores de porcelana e o de ferro em forma de borboleta deixam os colares organizados e à mão.

4. Neste criado-mudo, os perfumes da moradora foram organizados em uma pequena bandeja espelhada. Um charme!

5. A milionária americana Theresa Roemer, ex-Miss Texas, também organiza seus perfumes em uma bandeja, que fica dentro do closet.

6. Na casa da estilista Adriana Barra, túnicas, echarpes e bolsas fazem parte da decoração, penduradas em um gancho.

7. Na caixa floral por fora e listrada por dentro, o kit completo de maquiagem enfeita a bancada e faz a alegria das mulheres. Use e abuse das caixas organizadoras!

8. Para uma adolescente de 13 anos, a arquiteta Andrea Murao fez uma escrivaninha-penteadeira com visor transparente. Há nichos para batons, esmaltes e demais itens pequenos.

9. Uma mini-escada pode servir de cabideiro para bijuterias. Esta, de bambu, acomoda echarpes e colares. Experimente pintá-la com uma cor especial, como o azul claro.

10. Que tal adotar o costume oriental de tirar os sapatos na entrada? Para deixar os convidados mais confortáveis, deixe à disposição uma cesta cheia de pares coloridos.

11. O corredor largo entre os quartos permitiu criar esta sapateira, 0,40x 2,40x 0,38 m, feita pela AK Design. Em cada prateleira cabem dois pares. “As alturas variam: 10 cm para sapatilhas; 18 cm para sapatos de salto; e 35 cm para botas”, diz Tatiana Yokota.

12. Ter uma chapelaria na entrada da casa ajuda a manter tudo organizado. Esta, de madeira, acomoda bolsas, chapéus e acessórios para enfrentar o frio mineiro.

13. Toda casa precisa de espaço para bolsas, sacolas e demais vilões da sala arrumada. Vendido na Decameron, o cabideiro Clau, da designer Juliana Llussá, é outra boa solução. De madeira sucupira, 0,60 x 1,55 m, tem ganchos, uma discreta prateleira e compartimentada.

14. Neste projeto, de Andrea Siensem, dois gaveteiros guardam a roupa de cama e de banho. A ideia foi preservar a parede de tijolos original do imóvel. Um roupeiro tradicional o esconderia.

15. Sobre a cama,o armário de madeira com três divisórias é um exemplo de boa ocupação de espaço: reúne as funções de roupeiro e maleiro.

16. De um lado, CDs e DVDs. Do outro, roupeiro. Projetado pela arquiteta Nara Grossi, da Gema Arquitetura, o armário organiza e divide o ambiente. Cada lado tem sua profundidade: 30 cm para os discos, 45 cm para mantas e edredom.

17. Procure otimizar o espaço dos armários de louças. Explore bem as profundidades e organize os copos por altura. Na foto, o  vaso azul com detalhes dourados é de 1900. Os pratos e copos foram garimpados em feiras de antiguidade.

18. Em uma festa, guardanapos e talheres podem ficar dentro dos copos, dispostos em fileiras. Para deixar o ambiente mais organizado, as peças ficam dentro das bandejas.

19. A estante, que começa na cozinha e termina na sala de jantar, guarda, além de louças e copos, livros e objetos de decoração. Ela integra ambientes no apartamento da chef Cris Maccarone. A mesa fica apoiada na coluna estrutural, descoberta na reforma.

20. O armário embutido esconde a adega, o frigobar e os aparelhos eletrônicos na parte pintada de preto e as taças e bebidas na que recebeu tinta laranja. Nos dois nichos, é possível recolher as portas. Projeto das arquitetas Stephanie Wolff e Beatriz Fujinaka.

21. Dentro do móvel desenhado pelos arquitetos Tatiana Yokota e Kleber Alves, a prateleira recuada aproveita melhor o espaço. “A altura de 15 cm é suficiente para as taças menores. Na frente, com 35 cm, ficam as maiores”, diz Tatiana. O acabamento é de laca.

22. No apartamento, um armário criado em espaço “roubado” da varanda abriga calçados, aspirador de pó, tábua de passar roupa, produtos de limpeza e demais itens de área de serviço. Toda casa precisa de um móvel assim!

23. Na bancada do banheiro da estilista Adriana Barra, perfumes e cremes ficam arrumadinhos em bandejas marroquinas chiquérrimas!

24. A cômoda de pau-marfim, adaptada pela designer de interiores Renata Parasmo, guarda bijuterias, lenços e echarpes. As gavetas superiores trazem divisórias de MDF de 2 mm de espessura cada. Na gaveta de direita, há nichos de 15 x 10 cm e 8 x 8 cm para guarda.

25. Pendurar os colares juntos pode ser melhor do que guardá-los em gavetas. Organize por tamanho, do mais curto para o mais comprido.

26. Pratos avulsos podem servir para organizar pulseiras, perfumes e outros objetos pequenos, como na casa da estilista Adriana Barra.

27. No guarda-roupa, coloque blusas e camisas na parte de cima, calças e bermudas na parte de baixo. Isso ajuda muito na hora de montar o look. Se puder, tenha cabides idênticos. Apartamento do arquiteta Helena Kallas.

28. Feita pela Donizete Móveis, a cozinha tem armários de vidro translúcido onde ficam os copos e taças. Livros e cadernos de receitas podem ficar juntos, enfileirados, em um nicho mais estreito. Proteja-os de umidade e respingos de gordura.

29. Na cozinha, a parede de lajotas acomda o armário totalmente aberto, onde ficam organizados os temperos e utensílios do dia a dia. A peça é feita de estrutura metálica e madeira.

30. Que tal organizar os livros pelas cores da lombada? Nessa estante, não apenas as cores mas também as alturas das lombadas determinam a organização. Um dos nichos reúne a coleção de máquinas fotográficas do morador.

31. Organize as prateleiras. Livros e objetos que você já tem podem virar decoração na disposição certa. Olha só os livros arrumados por cores de novo! Projeto do arquiteto Gustavo Calazans.

32. As polaroids de quem já visitou a casa são fixadas na porta do elevador. Eis um jeito bacana de organizar fotografias e caprichar na decoração.

33. O dono deste quarto, um menino de 11 anos, tem uma coleção de bolas de futebol. A arquiteta Sabrina Matar desenvolveu uma estante fechada com acrílico, com aberturas para guardar cada uma delas. O móvel reúne TV, videogame e os brinquedos em um só lugar.

34. A escrivaninha no quarto do filho da arquiteta Leila Bittencourt tem gaveta com divisórias para pequenas peças de brinquedo.

35. Nada como uma despensa organizada! Prateleiras em L são perfeitas para dispor os alimentos por categoria. Uma porta deslizante isola e protege o espaço.

Posts Relacionados

Usando o tijolinho na decoração

Elas são muito bonitas e dão um tchan em qualquer ambiente! Além...

Uma luminária de Lua

A Acorn Studio desenvolveu uma luminária que mostra o aparecimento...

Estamos no Whatsapp